Workshop: Técnica vocal para coro e ensembles vocais.

Autor: Helder da Rocha Machado/terça-feira, 6 de novembro de 2018/Categorias: Eventos, FAA

Rate this article:
Sem classificação

Data do evento: 26-11-2018 15:00 - 17:00 Exportar evento

Localização do Evento: Sala do Coro

Workshop:    Técnica vocal para coro e ensembles vocais.
     
Orador:   Rui Baeta
Cantor e pedagogo

BIO: Diplomado pela Escola Superior de Música de Lisboa e aperfeiçoamento artístico na Academie Francis Poulenc (França), na Mozarteum Akademie (Áustria) e na Fondation Hindemith (Suíça), ganhou o 1.º Prémio RDP Jovens Músicos - Música de Câmara Nível Superior, com o pianista Paulo Pacheco, e foi finalista no Festival e Concurso Internacional de Canto do Canal Mezzo.
Aos 18 anos integra o Coro Gulbenkian onde se inicia profissionalmente como cantor e solista aos 22 anos com Triumphslied de Brahms, dirigido por Muhai Tang e Orquestra Gulbenkian. Desde então, além da orquestra dessa Fundação, já cantou com a Metropolitana de Lisboa, Sinfónica Portuguesa, Orquestra das Beiras, Clássica do Sul, Camerata de Lyon, Cametara do Concertgebow de Amsterdao, entre outras.
Com 25 anos de idade estreou-se no Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa, na interpretação de Mr. Plunket, em The English Cat de Hanz Werner Henze, dirigida por João Paulo Santos e encenada por Luís Miguel Cintra. Dada a sua vocação interpretativa, tem somado no seu repertório operático e de concerto os principais papéis de barítono e solos como em La Bohéme, Madama Butterfly, Flauta Mágica, I Pagliacci, Les Contes d’Hoffmann, Hänsel und Gretel, Venus And Adonis, Der Kaiser Von Atlantis, Reset, As Variedades de Proteu (CD), O Corvo (CD), O Monstro do Labirinto, A Tabacaria (CD), Idomeneo, Lieder eines fahrenden Gesellen, Les Nuits d’Été, Carmina Burana, Ein Deutsches Requiem, Petite Messe Solennelle, Requiem de Fauré, Requiem de Bontempo, Johannes Passion e Missa Grande de Marcos de Portugal (CD), entre muitos outros.
Rui Baeta tem desenvolvido, paralelamente à sua carreira artística, investigação e aplicação prática do método para a pedagogia vocal do discurso oral, do canto lírico, moderno, solístico e de grupo, tendo lecionado na Universidade de Évora, no Instituto Politécnico das Caldas da Rainha, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, na Escola Superior de Artes e Design de Lisboa, na RTP, na TVI, na ZOV, no Plural, no Teatro Nacional de D. Maria II e em diversas instituições de ensino artístico especializado.

   
Organização:
  Prof. Doutor Massimo Cavalli
Coordenador da licenciatura em Jazz e Música Moderna
Faculdade de Arquitectura e Artes
Universidade Lusíada

Mestre Vasco Fabião Mendonça
Docente da licenciatura em Jazz e Música Moderna
Faculdade de Arquitectura e Artes
Universidade Lusíada
     
Data:   26 Novembro 2018
     
Hora:   15H00 - 17H00
   
Localização:   Sala do Coro - UL
 
 
Mais info:   página web
     
QR Code:   -
Print

Número de visualizações (43)/Comentários (0)

Please login or register to post comments.