COMEGI colaborou no projecto MyMachine.

Autor: Jorge Carvalho/terça-feira, 31 de julho de 2018/Categorias: Notícias

Rate this article:
Sem classificação
O Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI), sob a coordenação do Prof. Doutor Luís Valadares Tavares, através da "área 4: Gestão Tecnológica", da "linha 10: Gestão Operacional, Logística e Competitividade Industrial", participou no projecto MyMachine, na pessoa do Prof. Doutor Eng. Pedro Miguel Pinto Reis Gomes, docente da licenciatura em Engenharia Electrónica e Informática, da Faculdade de Engenharias e Tecnologias da Universidade Lusíada - Norte (V.N. Famalicão) e investigador da referida unidade de investigação.

O MyMachine nasceu na cidade belga de Kortrijk, através da Hogeschool West-Vlaanderen, com o propósito de concretizar algumas ideias de crianças do 1.º ciclo relativamente à sua satisfação e necessidades. Em Portugal, esta marca é representada pelo Parque Tecnológico de Óbidos, com o qual o Município de Vila Nova de Famalicão estabeleceu uma parceria.

Esta iniciativa da autarquia teve como objectivo incentivar o empreendedorismo das gerações mais novas através de um programa global estendido a diferentes níveis de ensino da sua rede educativa.

Assim, a fase inicial desta iniciativa começou por envolver mais de 120 crianças do 1.º ciclo, de seis agrupamentos de escolas, às quais coube a tarefa de idealizar máquinas que lhes resolvessem os problemas do dia-a-dia. Posteriormente, coube a um grupo de alunos da Universidade Lusíada - Norte fazer os projectos, enquanto que os alunos das escolas de ensino profissional se encarregaram de materializar estas ideias.

Sessão de demonstração. (Fotografia da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão)

Sessão de demonstração. (Fotografia da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão)

No final, o projecto concebeu seis máquinas para os seguintes efeitos:

  • arrumar brinquedos;
  • distinguir o som da campainha escolar;
  • arrumar o material escolar;
  • medir o ruído;
  • afiar automaticamente os lápis;
  • salvar vidas através de um "colete". 

O projecto MyMachine foi desenvolvido durante o ano lectivo de 2017/2018 e as conclusões finais serão apresentadas no lançamento da segunda edição deste evento, em Vila Nova de Famalicão.
Print

Número de visualizações (283)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.