Vasco Mendonça, docente da Universidade Lusíada, grava o seu primeiro álbum.

Autor: Jorge Carvalho/sexta-feira, 27 de julho de 2018/Categorias: Notícias, FCHS

Rate this article:
5.0
O compositor português Vasco Fabião Mendonça, docente da licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada, estreou, no dia 15 de Junho de 2018, a obra "Step Right Up", no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. "Step Right Up" resulta da parceria estabelecida entre a OSESP e a Orquestra Gulbenkian, no âmbito do programa LX-SP - Música Contemporânea do Brasil e  Portugal, sob a égide da Fundação OSESP e da Fundação Calouste Gulbenkian, com o propósito de promover a criação e a partilha da nova música produzida nos dois países.

No concerto de Lisboa, estiveram em palco o pianista francês Roger Muraro, como solista, e o maestro norte-americano Benjamin Schwartz, na direcção da Orquestra Gulbenkian.

Esta peça orquestral é uma obra para piano e orquestra, em três andamentos e com duração de 20 minutos, que se distancia da genealogia do concerto para piano e orquestra dos períodos clássico e romântico. Aqui, o compositor propõe que seja explorado o carácter rítmico e percussionista do piano em confronto individual com a força da massa sinfónica.

Foi com estes mesmos elementos que Vasco Mendonça reuniu as condições para a gravação do seu primeiro álbum monográfico, através do apoio da Rolex Arts Initiative e da Fundação Calouste Gulbenkian. O trabalho discográfico será editado e distribuído pela reputada Naxos Records, a maior editora independente especializada em música clássica. As gravações realizaram-se no Grande Auditório da Gulbenkian com a orquestra residente. Este primeiro CD de Vasco Mendonça, em nome próprio, contém, para além de "Step Right Up", as composições "Group Together, Avoid Speech" (2012) e "Unanswerable Light" (2015), e tem edição prevista para o final de 2018.

Estas três peças, compostas nos últimos seis anos, são, segundo o compositor, as obras que melhor definem actualmente a sua linguagem musical e têm pontos de contacto entre si.



Vasco Mendonça é considerado um compositor de referência na música contemporânea portuguesa e tem vindo a receber diversas aclamações internacionais dentro deste universo musical. Conta com importantes distinções, tais como o Prémio de Composição Lopes Graça (2004), o Compositor em Residência na Casa da Música (2007) e o Rolex Mentor and Protégé Arts Initiative (2014/2015).
Print

Número de visualizações (294)/Comentários (0)

Jorge Carvalho
Jorge Carvalho>

Jorge Carvalho

Other posts by Jorge Carvalho

Please login or register to post comments.