Novidade editorial: Primavera árabe.

Autor: Ana Rita Ribeiro/quarta-feira, 6 de junho de 2018/Categorias: Novidades editoriais

Rate this article:
Sem classificação
A Universidade Lusíada Editora (ULE) publicou o livro "Primavera árabe: ascensão e queda da Irmandade Muçulmana no Egipto: de 11 de Fevereiro de 2011 a 14 de Agosto de 2013", do Mestre José Manuel Rosendo.

O lançamento oficial do livro ocorreu ontem, pelas 18H30, na Praça Azul da 88.ª Feira do Livro de Lisboa e contou com a apresentação do Prof. Doutor José Francisco Lynce Zagallo de Pavia.

Esta publicação resulta da dissertação de mestrado em Relações Internacionais, apresentada à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Lusíada, a 28 de Janeiro de 2015, actualizada agora com novas passagens e uma parte final dedicada à análise da chamada Primavera Árabe em alguns dos países em que eclodiram revoltas.

José Manuel Rosendo chegou ao jornalismo por influência das rádios-pirata, participou e ajudou a criar vários jornais locais, mas foi na Antena 1 que encontrou a temática à qual dedica mais atenção - a política internacional e a reportagem em zonas de conflito, em particular, no Médio Oriente, das quais se destacam as realizadas no Iraque, Síria, Líbia, Egipto, Cisjordânia, Israel e Faixa de Gaza, Curdistão turco, Líbano, Paquistão Afeganistão e Ucrânia. Para além deste livro, é autor do livro "Istambul a Nassíria - crónicas de guerra do Iraque", publicado pela Contra Margem em 2007. No plano da academia é licenciado e mestre em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada.


Mestre José Manuel Rosendo. (Fotografia de João Paulo Fidalgo, 2018)

Este livro conta, ainda, com o prefácio de Jorge Sampaio, antigo Presidente da República, o qual destaca que esta publicação "[...] constitui um interessante e significativo contributo em língua portuguesa para uma melhor compreensão da evolução registada no Egipto entre Fevereiro de 2011 e Agosto de 2013."

base lusíada | lançamento do livro | fotogaleria do lançamento
Print

Número de visualizações (106)/Comentários (0)

Ana Rita Ribeiro
Ana Rita Ribeiro>

Ana Rita Ribeiro

Other posts by Ana Rita Ribeiro

Please login or register to post comments.